Resumos

  • Anarquia anti-civilização

Baseado na leitura de três obras anarquistas recentes, Violência, Democracia e blackblocs (Nildo Avelino, 2013), Balaklava: Um Chamado à Guerra Nômade (Facção Fictícia, 2014) e Lutando no Brasil – Sobre grandes mobilizações e o que fazer quando a fumaça se dissipa (Facção Fictícia, 2015), esta publicação é uma tentativa de analisar as possíveis contribuições da crítica anarquista à civilização no atual contexto político.

BAIXAR PDF

Ler no site

  • Crítica à cultura simbólica

crítica à cultura simbólica - capa

Este é um resumo da crítica de John Zerzan à cultura simbólica, apresentada em três ensaios: Correndo do Vazio: o fracasso do pensamento simbólico, Número: sua origem e evolução e Essa coisa que fazemos. O objetivo é apresentar numa linguagem simplificada a crítica primitivista à cultura simbólica como elemento fundador da civilização.

BAIXAR PDF

Ler no site

  • De volta ao básico

de volta ao básico - capa

Este resumo foi baseado nos textos “Por que Civilização?”, de T.H.U.G. (Tree Huggin’ Urban Guerrillas), e “As Origens da Civilização”, de Green Anarchy Collective & Coalition Against Civilization, ambos traduzidos pelo Coletivo Erva Daninha. O objetivo deste livreto é apresentar a crítica à civilização enquanto ruptura radical do ser humano com a natureza, expondo sua origem e suas características principais de modo simplificado.

BAIXAR PDF

 Ler no site